Shuai jiao é o estilo mais antigo do Wushu (mais conhecido no ocidente como Kung Fu), que apresenta técnicas de projeções e quedas seguidas de golpes traumáticos. O Shuai jiao podendo-se encontrar na história escrita da China registros da prática de suas técnicas mais primitivas há quase 5.000 anos atrás (aproximadamente 2.700 a.c.), nos tempos do Imperador Amarelo, Huang Di.
O termo Shuai jiao significa: Shuai = derrubar e Jiao = chifres, ou seja, chifres que derrubam. A palavra “chifres” remonta a forma mais antiga de Shuai jiao registrada: o “Jiao Ti” , que se tratava de um combate sangrento, corpo-a-corpo, onde os lutadores utilizavam capacetes com chifres. Outro termo popular (na China) utilizado para se referir ao Shuai jiao é “Kuai Jiao” que significa “derrubada rápida”.

Na dinastia Zhou (aprox. 1.122 a.C.), as técnicas já eram utilizadas para os exercícios militares. Na dinastia Qin (aprox. 221 a.C.), estas práticas se tornaram um espetáculo e uma forma de entretenimento muito apreciado pela aristocracia. Desde esta dinastia, as competições se desenvolveram muito rapidamente. As regras eram muito fáceis, pois quase tudo era permitido. Embora a eficácia das técnicas com agarramento fossem claras, os lutadores não deixariam de lado a luta solta, treinando por vezes a luta com agarramento e em outras ocasiões a luta solta. Este tipo de prática é provavelmente a origem da separação em duas direções: a luta de agarramento e o pugilismo (Shuai/Chuan).
As técnicas de agarramento sempre foram consideradas importantes, e por essa razão, os mestres de estilos tradicionais de Kung Fu estudaram profundamente estes tipos de técnicas e selecionaram as mais eficazes para serem inseridas em suas rotinas, e desta forma serem perpetuadas para as gerações futuras.

O Shuai jiao tornou-se um estilo muito rico, com uma estratégia muito elaborada, e os últimos estudos foram feitos após o término da dinastia Qing. Shuai jiao é o resultado de um trabalho árduo e detalhado que se perpetuou através de vários milênios.
Sendo tão antigo, o Shuai jiao é considerado o predecessor da maioria dos estilos de luta da atualidade. Os monges de Shaolin através de seu estudo de Shuai jiao incorporaram grande parte de suas técnicas em suas formas (rotinas) e desenvolveram um sistema de 18 projeções chamado Tsan I.
O Shuai jiao foi levado a vários outros países durante a Dinastia Ming (1368 DC -1644 DC), e no Japão veio a influenciar os antigos estilos de Jiu-Jitsu dos quais evoluiu o Judô de Jigoro Kano. Na verdade isto está registrado em documentos Japoneses: em Collection of Ancestor’s Conversations, Volume 2, Biografia de Chen, Yuan-Yun, encontramos que Chen, Yuan-Yun (1587-1671 DC, Dinastia Ming) foi a pessoa que levou as “técnicas suaves” para o Japão em 1659.
Em outros registros históricos o encontramos como Cheng, Yuan Ping (O homem da montanha de Chi Pai), onde até os dias de hoje, na base da montanha no Japão existe um monumento erguido em sua memória. Contam as tradições verbais que Cheng era um perito em Shuai jiao e em Qin Na, que devido a perseguição política teve que fugir da China.
